Brasília recebe exposição inédita sobre a natureza na semana do Meio Ambiente

Atração ficará na capital federal por duas semanas e terá atendimento especial para grupos escolares 

A Conexão Estação Natureza, uma exposição inédita repleta de interatividade e experiências sensoriais que tem por objetivo aproximar a natureza do dia a dia das pessoas, chega a Brasília neste sábado (6), semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente. A mostra é gratuita e estará instalada na Praça Central do shopping Iguatemi Brasília até 20 de junho.

A exposição foi estruturada com o objetivo de sensibilizar os visitantes para a causa da conservação da natureza, oferecendo atividades interativas surpreendentes, a partir de recursos tecnológicos e sensoriais avançados. A principal mensagem da exposição é que seres humanos e natureza estão conectados um ao outro, de modo indissociável. Toda a exposição foi montada para que os visitantes tenham a experiência dessa conexão de modo próximo, interativo e emocionante.

A exposição teve início em São Paulo (SP) e já passou pelo Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte, atingindo quase 20 mil pessoas nas três cidades. Depois da capital federal, o evento segue para outras seis capitais, percorrendo, no total, 15 mil km em todos os biomas brasileiros.

Atrações para toda a família

A Conexão Estação Natureza oferece jogos e atividades para todos os públicos e idades. O espaço que tem atraído mais visitantes é o cinema sensorial de seis telas dispostas em 360º. Nele as pessoas assistem a um vídeo sobre a natureza, que leva o participante a “viajar” por diversos ambientes naturais do planeta, e é narrado pelo próprio tempo. Enquanto as cenas passam diante das telas, as pessoas sentem frio, calor, vento, chuva e até aromas: tudo de acordo com as imagens que estão sendo projetadas.

As “viagens sem sair do lugar” não param por aí: os visitantes têm a oportunidade de usar os óculos “rift” e fazer uma visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada dentro do maior trecho contínuo de mata atlântica do País.

Em outras partes é possível se divertir em jogos interativos, com tecnologias inovadoras como a “kinect”, na qual os personagens de um jogo sobre serviços ambientais repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. Além disso, os visitantes podem se divertir em um game com a tecnologia motion by hands, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases de um game sobre as mudanças climáticas.

“Com linguagem simples, acessível e atividades divertidas, a mostra atinge crianças de todas as idades, estudantes, famílias e até mesmo pessoas que nunca ouviram falar em conservação. Informação é o primeiro passo para uma real mudança de postura da sociedade com relação ao meio ambiente”, explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A exposição faz parte das comemorações de 25 anos dessa organização.

Pedaladas ecológicas 

Conscientizar sobre a emissão de gases do efeito-estufa também é um dos objetivos da exposição, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas pelo qual passamos. Por isso, foi montada uma área, na qual estão disponíveis três bicicletas ligadas à reprodução, em tamanho real, de uma árvore de médio porte. Quando as pessoas pedalam, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil durante a pedalada, além da quantidade de gases do efeito-estufa deixados de ser emitidos, entre outros dados.

 

Para incentivar as “pedaladas ecológicas” está sendo feita uma espécie de  “competição do bem” entre as cidades que estão recebendo a exposição. Cada nova capital saberá quanto a anterior pedalou e será encorajada a bater esse número. Em São Paulo foram pedalados 2.341 km; o Rio de Janeiro superou essa marca com 3.274 km, e até agora Belo Horizonte é a cidade campeã, com 6.069 km.

 

SERVIÇO

Conexão Estação Natureza

Data: de 6 a 20 de junho.

Local: Shopping Iguatemi Brasília – Praça Central.

Endereço: SHIN CA 4, Lote A – Lago Norte – Brasília/DF.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20h.

Classificação: livre.

Evento gratuito.

Informações: (61) 3577-5000.

Sobre o Iguatemi Brasília

O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, uma empresa fullservice (administra, planeja e constrói), classificada como a 22ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento.

São mais de 180 lojas, entre elas 35 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas, e serviço de valet parking. 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.436 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais: a Reserva Natural Salto Morato, na mata atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no cerrado, os dois biomas mais ameaçados do País.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Informações para a imprensa – Iguatemi Brasília
RP1 Comunicação Brasília
Aline Shayuri – alineyamada@rp1.com.br
Suendi Peres – suendiperes@rp1.com.br / 9115 7960
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665

Relacionamento com a Imprensa – Fundação O Boticário
Maria Luiza Campos (marialuiza@nqm.com.br)
(41) 3254-6077 e (41) 9235-3107

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *